Prêmio Empresário de Responsabilidade Social Empresarial 2016 da ADCE Minas

07/12/2016



Sérgio Frade

Saudação ao homenageado

 Prêmio Empresário de Responsabilidade Social Empresarial 2016 da ADCE Minas

 

Ilustres Autoridades Federais, Estaduais e Municipais que nos honram com suas presenças, caríssimos Sacerdotes, representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte, caríssimo Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Brasil, ilustre homenageado desta noite com o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2016, professor José Martins de Godoy e seus familiares, caríssimos empresários e dirigentes das Empresas Apoiadoras ADCE 2016, caríssimos Diretores e Associados da ADCE Minas e ilustres convidados, Boa noite!

É com imensa alegria que realizamos nesta noite, o tradicional jantar de final de ano da ADCE Minas e homenagem ao empresário escolhido para receber o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2016.

Chegamos ao final de um ano de muitas batalhas – no campo empresarial, político e financeiro.

São tempos difíceis para todos, durante os quais muitos empresários sofrem as consequências da crise que coloca em riscos seus negócios, diminuem a rentabilidade e ameaçam muitos empregos.

2017, que se aponta, não será muito diferente, embora possamos acreditar que os avanços em alguns aspectos são significativos, vieram para ficar, apesar de todas as resistências que se apresentam – de forma aberta ou às escuras – melhor dizendo, pelas madrugadas.

Apesar das circunstâncias, mantemos a esperança de que os líderes políticos recuperem a confiança, inspirem esperança e promovam as ações necessárias para reestabelecer a direção para a retomada do desenvolvimento do país.

Não podemos esquecer que os problemas atuais do Brasil e do mundo são tão complexos que sua solução depende da colaboração de todas as forças vivas da sociedade.

Um Brasil melhor é possível e depende de cada um de nós. Por isto, conclamamos todos os empresários e dirigentes cristãos de empresas a contribuir de forma efetiva, com atitudes e exemplos concretos, visando a reorganização da nossa sociedade para que ela seja ética, honrada, justa e fraterna.

Não podemos também esquecer que a crise atual que enfrentamos, sobretudo no aspecto moral, coloca a ADCE como ponto de referência na sociedade.

Se seguimos num momento de incertezas, o trabalho e as propostas da ADCE trazem a tona verdade e esperança: somente o comprometimento com os valores cria a correta relação entre o desempenho econômico e a dignidade da pessoa humana.

Caros amigos,

Com a reeleição desta diretoria, no último dia 30 de novembro, assumimos mais um mandato até o final de 2018, com o compromisso de fazer com que a ADCE Minas esteja permanentemente presente na sociedade, fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e família, através de seus dirigentes como veículos de transformação social.

Desejamos continuar estimulando a gestão empresarial baseada no pensamento social cristão – de ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum – e no fortalecimento dos valores que embasam o bom funcionamento das nossas empresas, das famílias e da sociedade.

Renovamos o mesmo espírito empenhado em 2016 para a agenda de 2017, com a promoção dos almoços palestras, cafés com fé, retiros espirituais (como o de Aparecida já programado para 18 a 19 de Março), encontros de reflexão, desenvolvimento de novos Grupos de Reflexão e Vivência do Programa Empresa com Valores e os encontros internacionais.

Em 2016, tivemos dois grandes encontros internacionais.

Em abril, em Monterrey, no México realizou-se XIII Simpósio CELAM – UNIAPAC com o tema “A empresa construtora de paz”, para que iluminados pelo Espírito e com base no princípio da gratuidade e da lógica do dom, discernirmos sobre o papel que cabe à empresa no século XXI para a construção da paz.

Em novembro, recém-ocorrido, a Conferência de Roma, realizada pela UNIAPAC e pelo Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz do Vaticano. Ao todo, mais de 450 líderes empresariais, de 49 diferentes países, participam deste importante momento.  Do Brasil, 30 participantes, 25 deles pela ADCE Minas.

O papa Francisco que recebeu o grupo de empresários participantes da conferência ressaltou que a atividade empresarial é importante para o bem comum, sendo a empresa uma comunidade de trabalho marcada por relações de respeito e fraternidade. 

Caros amigos:

Assumir a RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL tem como inspiração fundamental apoiar a construção de uma sociedade mais humana através de economia de mercado socialmente responsável.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL contribui para melhorar a competitividade e a sustentabilidade integral das empresas, favorece o desenvolvimento sustentável, permite acesso a mercados, estimula o desenvolvimento dos colaboradores, favorece

relações que promovam a sinergia com outras empresas do ramo e da cadeia produtiva.

Acima de tudo, promove uma atitude favorável da sociedade e de seus colaboradores voltada para o bem comum e a realização de todos os envolvidos como pessoas humanas.

É com este espirito que o Prêmio ADCE Minas foi criado em 2012.

Uma homenagem que visa reconhecer os dirigentes que enaltecem os valores da ADCE e que dignificam as relações empresariais em todos os níveis – sempre preocupados com  a ética cristã e a centralidade do ser humano, protagonista da sociedade. 

Já foram premiados:

Em 2012 – O Empresário Henrique Bertholino

Em 2013 – O Engenheiro Alberto Luiz Gonçalves Soares, do Grupo Asamar

Em 2014 – Paulo Eduardo Rocha Brant, Presidente da Cenibra

Em 2015 – O empresário Milton Viana Dias, fundador da PRECON.

Para receber o prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2016, a Diretoria da ADCE Minas escolheu o empresário, professor, pesquisador e articulista José Martins de Godoy.

Engenheiro metalurgista pela UFMG e Doktor Ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega, Godoy foi professor titular, coordenador do curso de pós-graduação e chefe do departamento de engenharia metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também diretor da Escola de Engenharia da UFMG, superintendente e diretor da Fundação Christiano Ottoni (FCO); constituidor, presidente e conselheiro da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG); co-fundador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) (2003 a 2010).

Em sua extensa carreira, foi responsável por centenas de convênios e contratos internacionais de pesquisa de metodologias de qualidade e gestão para disseminação no Brasil e recebeu diversas homenagens como a Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dumont, Soldado Ilustre (12º. BI) e Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração do Instituto Aquila.

Neste momento, gostaria de solicitar ao Rafael Braz, coordenador da ADCE Jovem para entregar ao presidente Executivo do Instituto Aquila, RODRIGO GODOY, um exemplar da publicação da Uniapac ADCE – RESPEITO EM AÇÃO – Subsidiariedade aplicada nos negócios. Trata-se de uma publicação voltada para o mundo empresarial que comprova como um nova maneira de gerenciar – que dá mais poder e autonomia de decisão para os colaboradores – pode trazer benefícios tanto para as empresas como para os próprios empregados. Desejamos que o Rodrigo possa se inspirar nesta publicação para liderar o Instituto Aquila como sucessor de seu pai, Professor Godoy.

O Instituto Aquila é uma consultoria internacional que oferece soluções gerenciais de excelência global, focadas na melhoria dos resultados de seus clientes.

Com atuação em 15 países da América, Europa e Oceania, possui mais de 800 projetos em carteira, apoiados por escritórios no Brasil, Colômbia, Austrália e Suíça. Mantém um Centro de Estudos em Zurique, onde são conduzidas pesquisas e desenvolvidas inovações em gestão.

 A equipe é composta por cerca de 400 profissionais, liderados por seis referências técnicas e 90 sócios seniores com elevado grau de experiência e especialização acadêmica diferenciada.

 A consultoria investe, também, na transferência de conhecimento por meio da Escola de Gestão Aquila, que dispõe de um completo programa de treinamentos orientados para a aplicação prática e eficaz das soluções gerenciais no ambiente organizacional do aluno. Investe, ainda, na construção de ferramentas de gestão com o Aquila Tech.

Senhoras e senhores:

Escolhemos o professor Godoy pela sua trajetória de vida iniciada no campo educacional, tendo prestado relevantes serviços em prol do ensino, da cultura, da excelência empresarial. É uma justa e merecida homenagem a quem dedicou anos de sua vida em prol de inúmeras causas com visão cristã.

Professor Godoy, receba nossos especiais cumprimentos pela belíssima trajetória de vida familiar e empresarial.

PARABÉNS PELO MERECIDO PRÊMIO.

Sérgio Frade


  • Acompanhe a ADCE:
Parceiros
  • 18 Comunicação
  • 2004 Comunicação
  • Grupo Ápia
  • Arquidiocese de BH
  • Grupo Asamar
  • Construtora Barbosa Mello
  • Castro Máximo & Pereira Advogados Associados
  • Diário do Comércio
  • FDG
  • FIEMG
  • Gráfica o Lutador
  • Instituto Aquila
  • Interface Comunicação
  • JAM
  • Olyva Digital
  • Mandatum Consultoria Jurídica
  • Mercado Comum
  • Mirian Dayrell
  • Moura Tavares Figueiredo Moreira e Campos - Advogados
  • Rede Catedral
  • Sicoob
  • Solutions
  • Tv Horizonte
  • VOC
Estas empresas acreditam na missão da ADCE

Rua Fernandes Tourinho, 487 - Sala 202 - Funcionários - Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP: 30.112-000
Tel.: (31) 3281-0710 – (31) 98988-3079