Não confunda movimentos sociais com proliferação do comunismo

17/01/2017



Jaime Lorandi

Não confunda movimentos sociais com proliferação do comunismo

Sobre o vídeo do Pedro Stedile falando do papa Francisco, produzido por “O Brazil de fora do Brasil”.

Os comunistas usam alguns movimentos sociais para pregarem suas ideias, obterem adeptos e conquistarem poder politico.

Porém cuidado! Nem todo movimento social é dominado por comunistas. Por exemplo, o terceiro setor que é formado pelo voluntariado civil e a ajuda empresarial às instituições filantrópicas e de assistência social são movimentos sociais do sistema capitalista. E funcionam muito melhor que os movimentos sociais dos comunistas.

O Vaticano dialoga com muitas instituições do mundo inteiro. Políticos, empresários religiosos, financistas, movimentos sociais, ambientalistas, imigrantes, etc. Ir ao Vaticano para participar de um seminário não significa receber um convite pessoal do papa.
Pedro Stedile é um bom falante enganador e um comunista muito oportunista, como bem mostra no vídeo em debate.

Os papas sempre foram anticomunistas e antissocialistas, e cada um os combate a sua maneira. O papa Leão XIII, na encíclica Rerum Novarum, combate o socialismo escrevendo:” os socialistas… instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que detêm a propriedade dos bens privados. O socialismo… é uma teoria sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciam as funções do Estado e tendem a subversão completa do edifício social.”.

O papa Pio XI na encíclica Quadragésimo Anno combate o socialismo e o comunismo escrevendo: “Os socialistas são intelectuais que cometem erro capcioso de que tudo o que é produtivo deve passar a ser propriedade do Estado ou <socializar >; mas por isto mesmo erro muito mais perigoso e próprio a embair os incautos; veneno suave que tragam avidamente muito a quem o socialismo sem rebuço não pudera enganar. O comunismo ensina guerra de classes e completa destruição da propriedade privada, tudo se atreve, nada respeita e uma vez no poder é incrível e espantoso quão bárbaro e desumano se mostra. O socialismo contrasta com a Doutrina Católica. O socialismo não pode conciliar-se com a Doutrina da Igreja, pois concede a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã. Católicos e socialistas são termos contraditórios. Ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista”.
O papa João Paulo II, juntamente com Ronald Reagan e Margaret Thatcher, foram os principais líderes mundiais que aceleraram a derrocada do comunismo e do socialismo na Europa.

Os papas Bento XVI e Francisco combatem o comunismo e o socialismo de forma teológica discreta. Eles beatificaram e canonizaram de forma rápida os católicos mártires da fé́, vitimas dos comunistas e dos socialistas. Por exemplo: vinte mártires franciscanos espanhóis foram beatificados em 2007 por terem sido mortos pelos comunistas que dominaram a Espanha em 1936. Três mártires franciscanos foram beatificados em 2015 por terem sido mortos pelo Sendero Luminoso, organização comunista que tentou implantar o comunismo no Peru em 1991.

O papa Francisco também canonizou Luis Martin, pai de Santa Teresa de Lisieux. Ele era um relojoeiro. Outrossim, o papa Francisco muito deseja canonizar o beato Enrique Shaw, um empresário cristão, capitalista humanista argentino. Para os comunistas, Luis Martin e Enrique Shaw eram burgueses. Portanto o papa Francisco está canonizando burgueses.
Alguém poderá́ dizer quantos comunistas ou socialistas já́ foram beatificados ou canonizados pela Igreja?

A Igreja Católica nunca poderá́ ser contra todo tipo de capitalismos.

“Capitalismo é ganhar capital com bens privados mais o trabalho dos outros, e seus frutos são os lucros, os juros e os aluguéis.”

Existem vários tipos de capitalismos e vou explicar dois:

1- Capitalismo materialista ou selvagem que visa prioritariamente a maximização dos frutos, despreocupando-se com a dignidade das pessoas.
2- Capitalismo humanista ou sustentável que visa prioritariamente o bem comum das pessoas e o respeito ao meio ambiente. Os frutos (lucro, juro e aluguel) são itens necessários porem intermediários.

A Igreja é contra o capitalismo selvagem porque seus lideres fazem do dinheiro seu objetivo existencial.

Porém, a Igreja não só́ é a favor do capitalismo humanista porque seus lideres fazem do bem comum seu objetivo existencial, como também o praticam. Quantas instituições católicas têm receitas originadas dos seus bens privados mais trabalho dos outros…
O Vaticano, muitas dioceses, paróquias e ordens religiosas têm receitas lucrativas em atividades de educação, saúde, imprensa, comércio, etc., advindas dos colégios, universidades, hospitais, jornais, gráficas, rádios, comercialização de produtos e alugueis de imóveis. E muitas instituições católicas ganham juros em aplicações bancárias. O próprio papa é “presidente de honra” de um banco, o Banco do Vaticano. E tudo isto é capitalismo.

A Igreja Católica sempre irá defender a propriedade privada dos bens de produção que tenham fins sociais. Como exemplo, a Igreja defenderá a propriedade privada da Microsoft ao Bill Gates, como legítimo direito, enquanto gerar benefícios sociais como produtos e serviços éticos, milhares de empregos dignos, impostos e ajuda a comunidades carentes, respeitando a dignidade humana e meio ambiente. Portanto, a Igreja Católica defende o capitalismo que pratica ética humana e ambiental.

As lideranças do Vaticano, que organizaram este seminário de movimentos populares, tiveram a infelicidade de ter a presença de Pedro Stedile, no meio de centena de participantes. Este homem é um grande oportunista que usa da participação de um seminário no Vaticano para vangloriar o comunismo, atacar o capitalismo e criar mentiras sobre as intenções do papa Francisco. Ele está usando a pessoa do papa para pregar suas ideias comunistas que são de extrema-esquerda. Quanto ao grupo intitulado “O Brazil de fora do Brasil” que produziu o vídeo sobre o depoimento do Pedro Stedile, mostra ser composto por pessoas de extrema-direita e antipapa. Acreditaram nas mentiras do Stedile e querem combater o papa taxando-o de comunista e criando mais mentiras nas legendas do vídeo.

Quantas mentiras da extrema-esquerda e da extrema-direita contra o papa Francisco.

Jaime Lorandi

Presidente da ADCE Caxias do Sul (2015/2016)


  • Acompanhe a ADCE:
Parceiros
  • 18 Comunicação
  • 2004 Comunicação
  • Grupo Ápia
  • Arquidiocese de BH
  • Grupo Asamar
  • Construtora Barbosa Mello
  • Castro Máximo & Pereira Advogados Associados
  • Diário do Comércio
  • FDG
  • FIEMG
  • Gráfica o Lutador
  • Instituto Aquila
  • Interface Comunicação
  • JAM
  • Olyva Digital
  • Mandatum Consultoria Jurídica
  • Mercado Comum
  • Mirian Dayrell
  • Moura Tavares Figueiredo Moreira e Campos - Advogados
  • Rede Catedral
  • Sicoob
  • Solutions
  • Tv Horizonte
  • VOC
Estas empresas acreditam na missão da ADCE

Rua Fernandes Tourinho, 487 - Sala 202 - Funcionários - Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP: 30.112-000
Tel.: (31) 3281-0710 – (31) 98988-3079