5º Encontro de Gerações com Valores – ADCE Jovem
A ADCE Jovem realizou na última terça-feira, 21 de agosto, no Semear Innovation, o 5º Encontro de Gerações com Valores (EGV). A palestra foi com Gabriela Reis, Consultora da Yunus Negócios Sociais, que falou sobre “Negócios Sociais e de Impacto – como empreender para transformar o mundo”.
A Yunus Negócios Sociais Brasil é a unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives tendo como sua representante em Minas Gerais, a consultora Gabriela Reis. A Yunus Social Business tem como seu cofundador o Prof. Muhammad Yunus, economista e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006. No Brasil a Yunus tem como objetivo acelerar e investir em negócios sociais que possam contribuir com o desenvolvimento social brasileiro, além de prestar serviço de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs.
Gabriela Reis iniciou sua palestra indagando os convidados sobre qual é a realidade do Brasil. No decorrer da palestra ela apresentou dados como: o Brasil é o 5º país mais populoso do mundo, é a 9ª maior economia do mundo, que na parcela dos mais pobres da sociedade brasileira, 50% dessas pessoas tem uma renda inferior a um salário mínimo, que mais de 50% dos domicílios brasileiros não possui acesso ao saneamento básico, que o número de famílias sem moradia é de aproximadamente 6 milhões. Deixando visível que o Brasil é um país rico, mas populoso e desigual.
Esclareceu também que uma das grandes diferenças entre os negócios tradicionais e os negócios sociais é a definição de reinvestir todo o lucro gerado pela empresa na própria empresa. Priorizando o constante desenvolvimento do negócio e a possibilidade de estabelecer remuneração competitiva e melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.
As empresas tradicionais têm voltado sua atenção para a importância dos negócios sociais, compreendendo a importância da vivência e da prática da responsabilidade social empresarial, tema constantemente tratado pela ADCE-MG.
Por meio da pergunta “Como negócios tradicionais podem promover impacto?”, Gabriela elencou questões a serem refletidas como:
- Que tipo de produtos ou serviço posso oferecer para melhorar a qualidade e dignidade de vida das pessoas da base da pirâmide e minorias?
- Como incluir pessoas em situação de pobreza ou vulnerabilidade na minha cadeia de produção?
- Como posso cuidar para que meu negócio não promova impacto negativo e sim positivo?
- Como não replicar o cenário social brasileiro dentro da minha empresa, evitando aumentar a desigualdade?
A provocação e reflexão que a jovem palestrante deixou para todos os presentes ao fechar sua apresentação foi sobre o que você pode fazer agora para colaborar na construção dessa sociedade mais justa e menos desigual que tanto sonhamos, diante de uma sociedade desconectada com valores básicos, como ética, moral, o bem comum.
A ADCE-MG acredita na importância de fomentar novas gerações de empreendedores, dirigentes de empresa que compreendam a sua responsabilidade econômica e social frente à realidade de um ambiente de negócios carente de práticas éticas e de valores, fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e famílias, valorizando o dirigente como veículo de transformação.
Fotos: Wagner Diló Costa
|
|
|
|
|
|