ADCE – Informativo – 41º Encontro de Reflexão ADCE: não existe futuro sem valores

 41º Encontro de Reflexão ADCE MG: não existe futuro sem valores

 

Participantes do evento

 

Sérgio Frade, presidente da ADCE MG

Sérgio Cavalieri, presidente do Conselho do Grupo Asamar

Ricardo Valadares Gontijo, presidente da Direcional Engenhria

Frater Henrique Cristiano José Matos

Trabalhos em grupo

Ascendino Barcelos Filho, presidente da Táticas Consultoria e Treinamento

Missa celebrada pelo padre Alexandre Fernandes

Café com os participantes

No sábado (27), a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE MG –  realizou o 41º Encontro de Reflexão para empresários e dirigentes de empresas partilhar e debater os fundamentos e a essência dos valores nas empresas.

 

O evento contou com a presença de renomados empreendedores de Minas Gerais, exemplos de fé para o país e para o mundo, e também de uma plateia selecionada de homens e mulheres que buscam com suas empresas o melhor para uma sociedade para justa, digna e fraterna.

 

No início do encontro, o presidente da ADCE MG, Sérgio Frade, apresentou as diversas atividades realizadas durante o ano e a programação prevista até dezembro, enfatizando a presença da associação na sociedade fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e famílias através de seus dirigentes como veículos de transformação social.  A ADCE é uma associação de “formação” – que se presta a criar bases para que o associado possa vivenciar o ensinamento social cristão no seu dia a dia – através dos princípios da Doutrina Social Cristã, destacou o presidente, Sérgio Frade.

 

A primeira palestra, apresentada por Sérgio Cavalieri, presidente do Conselho do Grupo Asamar e da ADCE Brasil e Uniapac Latim América teve como foco a gestão contemporânea centrada nos valores humanos. O empresário paulistano Sérgio Cavalieri adotou Minas Gerais para morar e desenvolver seus negócios. Bisneto de imigrantes italianos e ingleses que vieram trabalhar em Nova Lima e Itabirito no século 19, ele faz parte da 3ª geração de uma família empreendedora e pioneira em diversas áreas de negócios.  Para ele atualmente, com todas as mudanças que o mundo está passando, não dá mais para se gerenciar um negócio como era feito no passado. Dificilmente, um empresário de hoje terá sucesso com seu negócio pensando apenas no lucro. Para construir um negócio sustentável, competitivo e com perspectivas de futuro, uma administração ética e responsável é indispensável. Em primeiro lugar é fundamental que o dirigente respeite e valorize todas as pessoas envolvidas: colaboradores, suas famílias, a comunidade onde está inserida, os clientes, os fornecedores, e até mesmo as gerações futuras, zelando pelo meio ambiente em que elas irão viver. Essa  postura reflete na melhoria das condições de trabalho, no desempenho dos colaboradores e na lucratividade da empresa.

 

Sérgio Cavalieri também apresentou o Programa Empresa com Valores. “Temos o desafio também de ampliar o programa “Empresa com Valores”, implantado recentemente no Brasil em parceria com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Esse projeto tem o objetivo de levar para os empresários de todo o país, conceitos da responsabilidade social empresarial com base  nos princípios cristãos, e mostrar como esses conceitos são aplicáveis no dia a dia, não custam mais e, além disso, trazem maior competitividade, lucratividade e perenidade para as empresas”, destacou Cavalieri.

 

A segunda palestra, com o tema “Responsabilidade Social Empresarial – Empreender com fé” – foi apresentada pelo presidente da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo. Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio fundador da Companhia, onde atua como Diretor Presidente desde 1981. Atuou como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais. Ricardo Valadares Gontijo, partilhou sua trajetória profissional no setor de construção civil – moradias populares em várias partes do Brasil e emocionou a todos com sua história de vida e atenção com a família e seus milhares de funcionários.

 

A terceira palestra contou com a participação do frater Henrique Cristiano José Matos com o tema “O dirigente cristão de empresa  à luz da Doutrina Social da Igreja”. O frater Henrique fez uma breve análise  sociopolítica do atual momento histórico, sobre o perigo de uma ‘globalização da indiferença’, uma síntese da Doutrina Social da Igreja (DSI), concluindo ser necessário encorajar os empresários que dirigem as grandes e médias empresas e os microempresários, os agentes econômicos da gestão produtiva e comercial, tanto da ordem privada quanto comunitária, para serem criadores de riquezas em nossas nações, quando se esforçam para gerar emprego digno, facilitar a democracia e promover a aspiração a uma sociedade mais justa e a uma convivência cidadã com bem-estar e em paz. Igualmente animar os que não investem seu capital em ações especulativas mas em criar fontes de trabalho, preocupando-se com os trabalhadores, considerando-os , a eles e a suas famílias, a maior riqueza da empresa, que, como cristãos, vivem modestamente por terem feito da austeridade um valor inestimável, que colaboram com os governos na preocupação e conquista do bem comum e se prodigalizam em obras de solidariedade e misericórdia”.

 

Durante o Encontro, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para discutir sobre inclusão de deficientes no ambiente empresarial. A discussão teve apoio do Instituto Ester Assumpção. Os grupos apresentaram suas conclusões sobre os desafios e oportunidades para inclusão do deficiente no meio empresarial. “Não se trata de somente cumprir cotas e sim de uma ação social, humanitária”, concluíram.

 

O empresário Ascendino Barcelos Filho, presidente da Táticas Consultoria e Treinamento fez um depoimento pessoal porque é associado à ADCE, enfatizando a diferença que os princípios da ADCE faz na administração de uma empresa e da condução dos negócios.

 

O encontro foi encerrado com missa celebrada pelo padre Alexandre Fernandes da paróquia Nossa Senhora da Rainha no Belvedere, local do Encontro de Reflexão.

 

Adriani Silmarovi – diretora da empresa Plansis – definiu o Encontro de Reflexão. “A gente está aqui para construir algo novo, um capitalismo humanitário em que o foco esteja na pessoa, na valorização da pessoa. E os Documentos da Igreja nos ajudam a trazer todo esse conhecimento para o nosso cotidiano, nas nossas empresas, nossas corporações. Esse é o meu principal motivo incentivador de estar na ADCE.”

 

Fotos: Wagner Diló Costa


  • Acompanhe a ADCE:
Parceiros
  • 18 Comunicação
  • 2004 Comunicação
  • Grupo Ápia
  • Arquidiocese de BH
  • Grupo Asamar
  • Construtora Barbosa Mello
  • Castro Máximo & Pereira Advogados Associados
  • Diário do Comércio
  • FDG
  • FIEMG
  • Gráfica o Lutador
  • Instituto Aquila
  • Interface Comunicação
  • JAM
  • Olyva Digital
  • Mandatum Consultoria Jurídica
  • Mercado Comum
  • Mirian Dayrell
  • Moura Tavares Figueiredo Moreira e Campos - Advogados
  • Rede Catedral
  • Sicoob
  • Solutions
  • Tv Horizonte
  • VOC
Estas empresas acreditam na missão da ADCE

Rua Fernandes Tourinho, 487 - Sala 202 - Funcionários - Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP: 30.112-000
Tel.: (31) 3281-0710 – (31) 98988-3079