Discurso Sérgio Frade – Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2018

SAUDAÇÃO – SÉRGIO FRADE

Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2018

 

Senhoras e Senhores: Boa Noite!

É com imensa alegria que realizamos nesta noite, o tradicional jantar de final de ano e entrega do Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2018.

Sejam todos bem-vindos: autoridades, lideranças empresariais,   Associados, representantes das empresas apoiadoras ADCE e convidados.

Sintam-se acolhidos pela Diretoria da ADCE-MG aqui presente.

Cumprimento, em especial, a empresária ANGELA ALVARENGA, homenageada nesta noite, e seus familiares, bem como os diretores e colaboradores da MONTREAL INFORMÁTICA e REDE CIDADÃ. 

Para aqueles que não conhecem à ADCE – temos hoje muitos convidados – permitam-me discorrer um pouco a respeito.

A ADCE Minas Gerais segue as diretrizes da ADCE Brasil – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa, uma ONG fundada em São Paulo em 1961, que posteriormente se expandiu para várias regiões do país, estando presente hoje em seis estados do Brasil.

Tem como objetivo a formação dos líderes empresariais, segundo os valores do ensinamento social cristão, para que conduzam seus negócios visando a geração de riqueza de forma sustentável e a distribuição desta riqueza com justiça, tendo como pressupostos básicos a dignidade da pessoa humana e o bem comum.

A ADCE é filiada à UNIAPAC – União Internacional de Associações de Dirigentes Cristãos de Empresa, entidade fundada na Bélgica em 1931, atualmente com sede em Paris e presente em 37 países da Europa, América Latina, África e Ásia.

O fato de ter sido a primeira entidade no mundo a tratar da responsabilidade social empresarial e contar com cerca de 25 mil associados, a torna a maior e a mais prestigiada organização global neste tema.

Com o objetivo de formar, conscientizar e disseminar a cultura dos valores cristãos no meio empresarial, a ADCE sempre se posiciona acerca dos assuntos contemporâneos que afetam a vida das pessoas e busca contribuir no debate, de como as empresas e seus líderes podem atuar por meio do trabalho e da sua participação ativa, para a construção de um mundo mais humano, justo e fraterno.

O ensinamento social cristão, base de todo o conteúdo estrutural da ADCE, apresenta cinco princípios: o Bem Comum, a Universalidade dos Bens, a Solidariedade, a Subsidiariedade e a Participação, além de três valores fundamentais: a Verdade, a Liberdade e a Justiça. Estes princípios e valores podem ser observados e aplicados em todos os aspectos da vida pessoal, familiar, social, empresarial e na política.

Desejo aproveitar este momento para agradecer a todos os nossos ASSOCIADOS, EMPRESAS APOIADORAS, AMIGOS e à ARQUIDIOCESE DE BH, por mais um ano de parceria com confiança, trabalho e dedicação na missão de seguir estimulando a gestão empresarial baseada no pensamento social cristão.

Um agradecimento especial a todos os DIRETORES da ADCE-MG, que de forma voluntária colaboraram intensivamente para cumprirmos a agenda do ano.

Chegamos ao final de mais um ano, intenso, sofrido, desafiador e marcado especialmente pelas eleições de outubro.

Nestas eleições, a ADCE se manifestou aos candidatos a cargos públicos, na esperança de que se orientem pelos universais valores do bem comum e da solidariedade, e que no exercício das suas funções possam transformar nossa sociedade, resgatar a dignidade humana, a autoestima e garantir uma vida melhor para as futuras gerações.

Não há caminho fora da Constituição e da política. São necessários homens que façam leis, que governem, que apliquem a justiça, com a autoridade e a legitimidade que lhes foram conferidas pelos eleitores; mas é indispensável que coloquem a pessoa humana sempre em primeiro lugar, como princípio, meio e fim da atividade política.

A ADCE entende que as leis são necessárias para ordenar a sociedade, mas não são suficientes, pois o que assegura a retidão das pessoas são os valores que trazem dentro de si.

Lembrando uma passagem da Encíclica Rerum Novarum, 21.

“O governo é para os governados e não vice-versa”.

Acreditamos que podemos partilhar e transpor muito da experiência empresarial na aplicação da responsabilidade social e na vivência das boas práticas administrativas para o setor público.

Assim, convidamos os candidatos aos cargos eletivos para conhecerem os princípios e valores da ADCE.

Estes valores aplicados com coerência e consistência poderão guiar o dia a dia dos políticos e serem impulsionadores na busca incessante da eficiência da máquina pública e no combate à corrupção, com benefícios diretos para o bem estar e a prosperidade da nossa sociedade.

Acreditamos firmemente que o Estado eficiente deve restringir-se às atividades que exclusivamente lhe competem e munir-se de instrumentos corretos para a regulação do mercado e assim abrir espaços e criar condições favoráveis à iniciativa privada, para que ela crie oportunidades para toda a população; promovendo o trabalho digno, de boa qualidade, com geração de riqueza econômica e social.

Assim serão criadas as oportunidades para a construção de uma sociedade mais igualitária e economicamente justa, ecologicamente sustentável, culturalmente elevada e diversa, sem violência e sem discriminação.

Como cristãos, acreditamos nos desígnios de Deus, temos fé que políticos de boa vontade se apresentarão para servir o país, e estamos otimistas que um novo ciclo se iniciará no Brasil.

Apesar da juventude da nossa democracia, da Constituição Federal e das instituições, estamos convencidos que elas são sólidas, e que, harmonicamente, sem rancores e disputas estéreis, seremos capazes de começar a erguer uma nação de verdade, com uma sociedade digna e honrada.

CAROS AMIGOS:

ASSUMIR A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL TEM COMO INSPIRAÇÃO FUNDAMENTAL APOIAR A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA ATRAVÉS DE ECONOMIA DE MERCADO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONTRIBUI PARA MELHORAR A COMPETITIVIDADE E A SUSTENTABILIDADE INTEGRAL DAS EMPRESAS, FAVORECE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PERMITE ACESSO A MERCADOS, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES, FAVORECE RELAÇÕES QUE PROMOVAM A SINERGIA COM OUTRAS EMPRESAS DO RAMO E DA CADEIA PRODUTIVA.

ACIMA DE TUDO, PROMOVE UMA ATITUDE FAVORÁVEL DA SOCIEDADE E DE SEUS COLABORADORES VOLTADA PARA O BEM COMUM E A REALIZAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS COMO PESSOAS HUMANAS.

É COM ESTE ESPIRITO QUE O PRÊMIO ADCE MINAS FOI CRIADO EM 2012. 

UMA HOMENAGEM QUE VISA RECONHECER OS DIRIGENTES QUE ENALTECEM OS VALORES DA ADCE E QUE DIGNIFICAM AS RELAÇÕES EMPRESARIAIS EM TODOS OS NÍVEIS – SEMPRE PREOCUPADOS COM  A ÉTICA CRISTÃ E A CENTRALIDADE DO SER HUMANO, PROTAGONISTA DA SOCIEDADE. 

JÁ FORAM PREMIADOS:

EM 2012 – O EMPRESÁRIO HENRIQUE BERTHOLINO

EM 2013 – O ENGENHEIRO ALBERTO LUIZ GONÇALVES SOARES DO GRUPO ASAMAR

EM 2014 – PAULO EDUARDO ROCHA BRANT, NA ÉPOCA PRESIDENTE DA CENIBRA

EM 2015 – O EMPRESÁRIO MILTON VIANA DIAS, FUNDADOR DA PRECON.

EM 2016 – O PROFESSOR E PRESIDENTE DO CONSELHO DO INSTITUTO AQULA, JOSÉ MARTINS DE GODOY.

EM 2017 – O COFUNDADOR E PRESIDENTE DA DIRETORIA ESTATUTÁRIA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL, PROFESSOR EMERSON DE ALMEIDA.

Em 2018, a Diretoria da ADCE, em reunião realizada no dia 06 de novembro, deliberou por homenagear a empresária ANGELA ALVARENGA, residente do Conselho de Administração da MONTREAL INFORMÁTICA e Presidente da REDE CIDADÃ.

ANGELA é formada em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais;

Entrou para a área de Informática em 1969;

Preside o Conselho de Administração da MONTREAL INFORMÁTICA, ONDE TRABALHA HÁ 30 ANOS.

E como voluntária preside a REDE CIDADÃ há 15 anos.

Fundada em 1987 (mais de 30 anos), a Montreal sempre teve como compromisso a busca por inovação em processos e sistemas. O comprometimento com esse princípio garante hoje um lugar entre as 15 maiores empresas de tecnologia do Brasil e certificações internacionais.

COMO JÁ OUVIMOS DA ANGELA, NÃO EXISTE VIDA SEM TRABALHO. O TRABALHO É QUE FAZ PARTE DA VIDA, QUE ENRIQUECE – QUE DIGNIFICA AS PESSOAS.

SUA VIDA EMPRESARIAL DE SUCESSO, SE COMPLETA COM A ATUAÇÃO SOCIAL, EM ESPECIAL, DENTRE VÁRIAS, A REDE CIDADÃ – uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor.

A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia entre três setores da economia e integrando o trabalho voluntário.

O objetivo da organização sempre foi criar soluções de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide e desde a sua fundação, a Rede Cidadã já inseriu mais de 50.000 pessoas no mercado de trabalho.

SENHORAS E SENHORES:

ESCOLHEMOS A EMPRESÁRIA ANGELA ALVARENGA PELA SUA TRAJETÓRIA DE VIDA, TENDO PRESTADO RELEVANTES SERVIÇOS À SOCIEDADE CIVIL E EMPRESARIAL.

“É uma justa e merecida homenagem pela sensibilidade social empresarial da Angela”.

ANGELA, RECEBA NOSSOS ESPECIAIS CUMPRIMENTOS.

PARABÉNS PELO MERECIDO PRÊMIO.


  • Acompanhe a ADCE:
Parceiros
  • 18 Comunicação
  • 2004 Comunicação
  • Grupo Ápia
  • Arquidiocese de BH
  • Grupo Asamar
  • Construtora Barbosa Mello
  • Castro Máximo & Pereira Advogados Associados
  • Diário do Comércio
  • FDG
  • FIEMG
  • Gráfica o Lutador
  • Instituto Aquila
  • Interface Comunicação
  • JAM
  • Olyva Digital
  • Mandatum Consultoria Jurídica
  • Mercado Comum
  • Mirian Dayrell
  • Moura Tavares Figueiredo Moreira e Campos - Advogados
  • Rede Catedral
  • Sicoob
  • Solutions
  • Tv Horizonte
  • VOC
Estas empresas acreditam na missão da ADCE

Rua Fernandes Tourinho, 487 - Sala 202 - Funcionários - Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP: 30.112-000
Tel.: (31) 3281-0710 – (31) 98988-3079